|
|
|
|
Dicas e Dúvidas |
|
|
|
|
|
Mitos e
Verdades |
|
|
|
|
|
MOTOR: |
|
|
|
|
Injeção Eletrônica: |
|
|
|
|
|
A limpeza dos bicos
injetores é oferecida durante as revisões periódicas, junto com a
troca de óleo e filtro do motor. Mas os bicos são autolimpantes,
pois são submetidos à pressões elevadas para borrifar o combustível
nos dutos de admissão, tornando quase impossível o acúmulo de
resíduos. |
|
|
|
|
Lavagem Interna: |
|
|
|
|
|
É quase sempre
dispensável, sendo recomendada apenas quando há vazamento de óleo, e
deve ser feita em oficinas especializadas. Após retirar o óleo
usado, coloca-se um aditivo (solvente) que limpa a sujeira acumulada
no bloco.Deve-se ter cuidado especial para não danificar
componentes eletrônicos, sensores, plásticos e borrachas. |
|
|
|
|
Lavagem com Querosene: |
|
|
|
|
|
Alguns mecânicos e
lava-rápidos recomendam o uso do querosene na lavagem externa do
bloco do motor. Mas o solvente tem efeito corrosivo e pode ressecar
borrachas e mangueiras expostos, podendo causar danos futuros. |
|
|
|
|
Verificação do Nível de Óleo: |
|
|
|
|
|
É um procedimento
oferecido principalmente nos postos de combustível. Mas, a
verificação só é válida com o motor desligado e antes de se
dar a partida, para que o óleo assente no bloco. |
|
|
|
|
Viscosidade do Óleo do Motor: |
|
|
|
|
|
A troca do óleo só deve
ser feita no prazo indicado no manual do proprietário do
veículo.
Em casos extremos, como em cidades de tráfego severo, o fabricante
pode recomendar a manutenção anual ou na metade da quilometragem.
Frentistas costumam puxar a vareta para verificar, além do nível,
sua viscosidade. Mas não é possível atestar tal característica num
simples esfregar de dedos, mesmo que o óleo esteja escuro. |
|
|
|
|
Fazer Pegar no Tranco: |
|
|
|
|
|
Diz-se que danifica o
sistema de injeção eletrônica, com queima da bomba ou da centralina,
risco que realmente existe em casos extremos.
Normalmente, a ignição aciona o circuito elétrico, que comanda a
central eletrônica e a bomba de combustível, preparando a partida do
motor. No carro com bateria descarregada, a preparação pode não
ocorrer plenamente.
Se necessário, o tranco deve ser dado apenas quando for
possível atingir velocidade alta o suficiente para que o alternador
distribua energia aos demais sistemas. |
|
|
|
|
|
|
|
|
PINTURA: |
|
|
|
|
Lavagem com Querosene: |
|
|
|
|
|
É comum em lava-rápidos
onde aparece atrelada à "lavagem especial", com recomendação para
dar brilho à pintura.
O querosene é altamente corrosivo e não realça o brilho como a cera
convencional. Se não for removido por completo, penetra na
carroceria e provoca focos de ferrugem.
O solvente só é recomendado para retirada de sujeiras difíceis, como
manchas de asfalto, e deve ser bem enxaguado. |
|
|
|
RODAS E PNEUS: |
|
|
|
|
Discos de Freio: |
|
|
|
|
|
Algumas oficinas
mecânicas costumam recomendar a troca dos discos no mesmo momento da
substituição das pastilhas de freio. No entanto, existe uma
espessura mínima especificada pelo fabricante, que determina o
momento exato para a troca dos discos. A medição pode ser feita na
hora, com o auxílio do paquímetro. |
|
|
|
SUSPENSÃO: |
|
|
|
|
Amortecedores: |
|
|
|
|
|
Alguns mecânicos
costumam sugerir a troca na revisão dos 40 mil km. A necessidade de
substituição da peça, porém, depende da forma como o
motorista dirige e das condições do terreno onde o veículo circula.
A peça pode durar apenas 20 mil km em condições severas, assim como
pode passar dos 100 mil km e ainda manter a eficiência com uso
moderado. |
|
|