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  MOTOR:    
    Injeção Eletrônica:    
      A limpeza dos bicos injetores é oferecida durante as revisões periódicas, junto com a troca de óleo e filtro do motor. Mas os bicos são autolimpantes, pois são submetidos à pressões elevadas para borrifar o combustível nos dutos de admissão, tornando quase impossível o acúmulo de resíduos.    
    Lavagem Interna:    
      É quase sempre dispensável, sendo recomendada apenas quando há vazamento de óleo, e deve ser feita em oficinas especializadas. Após retirar o óleo usado, coloca-se um aditivo (solvente) que limpa a sujeira acumulada no bloco.Deve-se ter cuidado especial para não danificar componentes eletrônicos, sensores, plásticos e borrachas.    
    Lavagem com Querosene:    
      Alguns mecânicos e lava-rápidos recomendam o uso do querosene na lavagem externa do bloco do motor. Mas o solvente tem efeito corrosivo e pode ressecar borrachas e mangueiras expostos, podendo causar danos futuros.    
    Verificação do Nível de Óleo:    
      É um procedimento oferecido principalmente nos postos de combustível. Mas, a verificação só é válida com o motor desligado e antes de se dar a partida, para que o óleo assente no bloco.    
    Viscosidade do Óleo do Motor:    
      A troca do óleo só deve ser feita no prazo indicado no manual do proprietário do veículo.
Em casos extremos, como em cidades de tráfego severo, o fabricante pode recomendar a manutenção anual ou na metade da quilometragem.
Frentistas costumam puxar a vareta para verificar, além do nível, sua viscosidade. Mas não é possível atestar tal característica num simples esfregar de dedos, mesmo que o óleo esteja escuro.
   
    Fazer Pegar no Tranco:    
      Diz-se que danifica o sistema de injeção eletrônica, com queima da bomba ou da centralina, risco que realmente existe em casos extremos.
Normalmente, a ignição aciona o circuito elétrico, que comanda a central eletrônica e a bomba de combustível, preparando a partida do motor. No carro com bateria descarregada, a preparação pode não ocorrer plenamente.
Se necessário, o tranco deve ser dado apenas quando for possível atingir velocidade alta o suficiente para que o alternador distribua energia aos demais sistemas.
   
         
  PINTURA:    
    Lavagem com Querosene:    
      É comum em lava-rápidos onde aparece atrelada à "lavagem especial", com recomendação para dar brilho à pintura.
O querosene é altamente corrosivo e não realça o brilho como a cera convencional. Se não for removido por completo, penetra na carroceria e provoca focos de ferrugem.
O solvente só é recomendado para retirada de sujeiras difíceis, como manchas de asfalto, e deve ser bem enxaguado.
   
  RODAS E PNEUS:    
    Discos de Freio:    
      Algumas oficinas mecânicas costumam recomendar a troca dos discos no mesmo momento da substituição das pastilhas de freio. No entanto, existe uma espessura mínima especificada pelo fabricante, que determina o momento exato para a troca dos discos. A medição pode ser feita na hora, com o auxílio do paquímetro.    
  SUSPENSÃO:    
    Amortecedores:    
      Alguns mecânicos costumam sugerir a troca na revisão dos 40 mil km. A necessidade de substituição da peça, porém, depende da forma como o motorista dirige e das condições do terreno onde o veículo circula.
A peça pode durar apenas 20 mil km em condições severas, assim como pode passar dos 100 mil km e ainda manter a eficiência com uso moderado.
   
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